Colégio Presbiteriano de Guarulhos

Sobre o Colégio Presbiteriano
de Guarulhos

Sobre o Colégio Presbiteriano de Guarulhos

O Colégio Presbiteriano de Guarulhos iniciou suas atividades no ano de 1994.

Desde sua criação, o Colégio Presbiteriano vem crescendo e deixando sua marca na região como uma escola diferenciada no Bairro Cocaia.

Em 1994, iniciou a implantação do construtivismo em sua proposta pedagógica e de lá para cá tem procurado viabilizar, de forma coerente, os princípios desta opção pedagógica, destacando-se hoje pelo trabalho que realiza.

Colégio Presbiteriano de Guarulhos

Expansão do Colégio Presbiteriano de Guarulhos

Em 2003 foi dada uma nova redação ao Regimento Escolar adequando-o às exigências e às aberturas proporcionadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394/96, sendo possível, a partir de então, a implantação paulatinamente, nas séries iniciais do Ensino Médio. Em 2007 fez-se novas alterações em virtude do Ensino Fundamental passar a ter nove anos de duração, com matrículas no 1º Ano a partir dos seis anos de idade.

Atualmente, o Colégio Presbiteriano, visando o aprimoramento de sua prática educativa, vem refletindo as possibilidades de ampliar sua ação, considerando o atual contexto histórico, os avanços do conhecimento e suas implicações para a humanidade.

Ensino Bilíngue

Hoje, atende alunos nos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, inclusive com Ensino Bilíngue.

Como possuímos alunos de diversas religiões, não há direcionamento para dogmas. A essência é Deus e Jesus Cristo.

A nossa filosofia é fundamentada nos princípios cristãos, contidos na Bíblia Sagrada. Portanto, vê o ensino como algo que está além de programas, idéias e conceitos; algo que envolve vidas, pessoas e relacionamentos.

Colégio Presbiteriano de Guarulhos

MISSÃO

Ensinar cada aluno a construir o seu próprio conhecimento, a raciocinar e a fazer análises. Prepará-lo para agir e aprimorar suas habilidades, assim como apresentar os conteúdos curriculares de forma interdisciplinar, com atividades integradas e contextualizadas com a realidade dos alunos.

Formar alunos com consciência democrática e internacional, que possam contribuir na construção de um mundo de justiça e paz.

Formar jovens capazes de criar, em cooperação com os demais, uma ordem social na qual se possa viver com dignidade.

Desenvolver equilibradamente processos educacionais de informação e formação, estimulando em nossos alunos o exercício da liderança e habilitando-os a atuar na comunidade/sociedade com senso crítico, iniciativa, criatividade, independência e responsabilidade social.

VISÃO

O Colégio Presbiteriano norteia sua ação pedagógica a partir de uma proposta de valores, de homem e de sociedade que busca construir.

Baseado em uma perspectiva cristã, onde desenvolve uma sólida formação de princípios morais, tem como objetivo a vivência de uma proposta que promova o desenvolvimento de um homem crítico, formador de opinião, que lide consigo mesmo, com seu meio e com seu próximo de forma digna e edificante.

Nossa proposta de ensino está ligada à fé, ao afeto e à metodologia que permite a iniciativa do aluno.

Vivemos em uma sociedade dinâmica em que os avanços científicos e tecnológicos nos convidam a um mergulho constante em um universo novo e fascinante. Essa aventura exige que estejamos dispostos a buscar instrumentos que nos permitam não só conhecer o mundo que nos cerca, mas principalmente transformá-lo. Para tanto, a ação pedagógica desenvolvida na Escola considera o aluno sujeito ativo, construtor de seu conhecimento, em permanente integração com seu meio e o professor um mediador dessa relação e agente que, conhecedor desse sujeito, facilita a aprendizagem.

Aprender, portanto, não é, no Colégio Presbiteriano, ato estanque, descontextualizado. Ao contrário, trata-se de um compromisso com uma sociedade melhor no futuro.

Educar para a tolerância. Educar para a paz.

VALORES

O Colégio Presbiteriano, com base em sua proposta pedagógica, tem como valores:

Ética, integridade e honestidade como fundamento de ação;

Valorização da educação e do conhecimento;

Autonomia, criticidade e capacidade de argumentação sólida em defesa de seus princípios e de seus conhecimentos profissionais;

Respeito e tolerância;

Tradição, pioneirismo e inovação;

Capacitação permanente de todos os profissionais. “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”. Provérbios 16:9